segunda-feira, 12 de julho de 2010

Oscar Niemeyer - Casa das Canoas

Óscar Ribeiro de Almeida de Niemeyer Soares nasceu no Rio de Janeiro em 15 de Dezembro de 1907. É um dos principais representantes da Arquitectura Moderna Internacional. O seu trabalho explora ao máximo as possibilidades construtivas e plásticas do betão. Dos seus trabalhos mais significativos pode realçar-se os edifícios públicos que desenhou para a Nova Capital, Brasília, entre muitos outros.

Casa das Canoas (1953)
Residência pessoal do arquitecto Óscar Niemeyer, incorpora uma arquitectura com a maioria dos parâmetros do modernismo, com uma abordagem pessoal do autor. Niemeyer opta por uma forma mais orgânica que não seja uma caixa rectangular com transparência máxima, e explora a ligação à natureza.
Nesta casa aponta-se várias similaridades com casas de outros arquitectos. Do organicismo de Frank Lloyd Wright encontramos, nas Casas da Pradaria, a organização interior dos planos em cruz, tendo o eixo junto à lareira, assim como as coberturas com grandes beiradas, para proteger o interior do calor do sol no Verão. A Casa da Cascata desenvolve-se a partir das pedras de uma cascata que são deixadas em bruto junto à lareira. Existe uma porta com a única finalidade de aceder à cascata (ligar à Natureza). Na casa Hemiciclo Solar é criada uma ligação entre o interior e o exterior com uma piscina circular que entra na sala de estar, sendo dividida pela janela. Como materiais de construção utilizava além do betão, materiais locais.

Maqueta virtual
No âmbito da disciplina de Computação Gráfica foi executada uma maqueta virtual, que serviu como base à exportação de imagens a serem utilizadas num painel.


autor: Raquel Campos

Sem comentários:

Enviar um comentário