segunda-feira, 19 de julho de 2010

Catedral Protestante de Dresden - Frauenkirche

A Catedral Protestante de Dresden, Frauenkirche – Igreja de Nossa Senhora construída entre 1726 e 1743, da autoria de Geoge Bähr (1666-1738) durante o reinado de Frederico Augusto I (Friedrich August) e do seu filho Frederico Augusto II, rei da Prússia.
A catedral protestante de Dresden, de estilo barroco tardio, já com influências do rococó, é um bom exemplo de como se pode aplicar uma estrutura católica a uma igreja protestante. A planta quadrangular exterior de aspecto robusto e simétrico contrasta com o interior, de planta circular com balcões, dando-lhe o aspecto de teatro, encimado por uma abóbada no alto de pilares de 18 m, decorada com uma delicadeza de pormenores dos quais se destacam os querubins, os capitéis dourados, os painéis marmoreados e a abóbada com frescos representando os quatro evangelistas e as quatro virtudes.
Esta catedral sofreu uma grande reforma no início do séc. XX, poucos anos antes do bombardeamento dos Aliados, em 13 de Fevereiro de 1945, a que se seguiu um incêndio que levou ao seu colapso dois dias depois. Permaneceu num monte de escombros até um grupo de entusiastas, nos anos 90, começar a arrecadar fundos para o seu restauro. Os trabalhos de limpeza e armazenamento das peças tiveram início em 1993 e o restauro foi finalizado em 2004.
A Frauenkirche é o edifício protestante mais significativo do “Sacro Império Romano-Germânico”, tendo-se tornado num trabalho relevante da arquitectura.
A arquitectura barroca caracteriza-se por sintetizar o dinamismo e a sistematização de formas, em que os espaços apresentam movimento através da plasticidade dos materiais empregues. Uma planta centralizada volta a ter um significado elementar, que retrata os estados absolutistas em que o rei era o centro do poder e da Igreja.
autor: Raquel Campos

Sem comentários:

Enviar um comentário