terça-feira, 20 de julho de 2010

Análise de um Percurso Urbano


Quem parte da Praça da Batalha, junto à Igreja de Sto Ildefonso, passando pelo Teatro Nacional S. João em direcção ao Largo 1º de Dezembro, cruza um espaço que explode de vida e aonde tudo acontece. Este espaço pode ser reconhecido como um palco pois todo ele é movimento, ruído, odor, contraste e textura, provocando as mais variadas sensações a quem o percorre.
À medida que vamos progredindo, somos confrontados, com uma visão serial que nos revela uma sucessão de diferentes cenários. Conseguimos assim distinguir uma sequência de contrastes que nos provocam um conjunto de diversas vivências estimuladas por um forte impacto visual. Estas são despertadas não só pela variedade das formas geométricas que vamos descobrindo na paisagem, ou pela falta das mesmas, assim como pelos elementos que se interpõem no nosso campo visual, transmitindo-nos uma sensação de mistério, que vamos desvendando à medida que exploramos o ambiente que nos rodeia, experimentando assim ambiências diferentes em cada espaço que transpomos.
Neste percurso, encontramos uma enorme variedade de texturas que conferem aos espaços uma personalidade e vitalidade próprias, criando uma padronização funcional que são facilmente identificados por quem os utiliza. Para além da padronização funcional a utilização diversificada de texturas é aqui empregue como organizador e delimitador do espaço. Verifica-se também a utilização de pinos que restringem o trânsito automóvel, criando desta forma um código para a sua circulação.
A diversidade de texturas e a harmonia na sua utilização articula e distingue os elementos arquitectónicos envolventes, conferindo expressão aos diferentes espaços e funcionando como elemento de conexão entre a superfície e os edifícios.

autores: koolkase

Sem comentários:

Enviar um comentário