segunda-feira, 12 de julho de 2010

Adolf Loos - Casa Steiner



Adolf Loos (1870-1933) nasceu na cidade de Brunn (actual Brno), na República Checa. Foi um notável arquitecto, viajou por toda a Europa exerceu a sua profissão durante longos anos na Áustria, onde acaba por morrer na cidade de Kalksburg (actual Viena).
A sua fulcral preocupação enquanto arquitecto foi sobretudo o interior da esfera privada das pessoas, para ele o domicílio “é uma zona de intimidade e uma área de refúgio num ambiente de comportamento social”, por tal poucos arquitectos estudaram como ele a questão da habitação, da decoração interior e a cultura.
Nutria enorme admiração pela cultura anglo-americana, considerando-a “um paradigma da qualidade de vida contemporânea”.
Como linguista genial, Loos escreveu o ensaio/manifesto intitulado “Ornament und Verbrechen” (Ornamento e Crime), criticando o uso do ornamento na arquitectura do final do século XIX, considerando-a abusiva.
Loos, cria e desenvolve o conceito de “Raumplan”, em que a arquitectura é a composição espacial consolidada, planificando o espaço e traduzindo-o em planta.



CASA STEINER

A Casa Steiner (1910), em Viena foi a primeira, de um conjunto onde ele desenvolveu o seu conceito do “Raumplan”, fazendo dele um pioneiro significativo do Movimento Moderno.
A Casa Steiner seguiu rigorosamente os regulamentos impostos na área de vivendas de Hietzing, onde só era permitida a construção de casas de um piso, Loos para contornar esta imposição utiliza um estratagema criativo e projecta um telhado semi-circular que pronuncia a transição entre a fachada principal de um piso e a fachada posterior de três pisos. O cumprimento das imposições que Loos se viu obrigado a seguir teve sem dúvida influência no resultado final atingido.
Possuidora de fachadas em betão, planas e limpas de ornamentos, quase que austera, contrasta com o seu interior intimista e de alta qualidade representa assim a forma de pensar arquitectura do seu autor.
Apesar das fachadas principal e posterior serem quase simétricas, a planta interior apresenta um desenho totalmente assimétrico.
O acesso principal à casa é centrado e dirigido para um átrio que faz a distribuição para os diversos compartimentos e de onde nascem os acessos aos pisos superiores.
A sala que atravessa toda a largura da casa funciona como sala de estar e sala de jantar, ao interligar esta ao terraço do jardim, transmite uma continuidade espacial.
A colocação das janelas em determinados pontos da casa têm como propósito único a entrada de luz e não servirem de meras vistas para o exterior.
Para Loos, é indispensável a observação inteligente da envolvente, defende a importância dos materiais e da sua verdade. Cada obra é especifica e tem uma atitude própria e dotada de universalidade.


A casa Steiner encerra em si toda a forma de pensar do seu autor.


MAQUETA E DESENHOS

Trabalho realizado para a Disciplina de Projecto III, que tinha por objectivo a investigação, análise e elaboração de uma critica original sobre uma casa paradigmática da arquitectura recente.Deste trabalho era parte integrante a execução de desenhos a rigoroso (plantas, cortes e alçados) e maqueta desmontável com todos os interiores.






autor: Rogério Soares

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