quinta-feira, 22 de julho de 2010

Livraria Lello & Irmão

A Livraria Internacional, conhecida por Livraria Chardron,de Ernesto Chardron foi fundada em 1869, na Rua dos Clérigos, nº 96-98, Porto.
O edifício actual da Livraria Lello & Irmão está situado na Rua das Carmelitas, nº 144, Porto, (um projecto do engenheiro Xavier Esteves) e foi mandado construir propositadamente para esse fim.
A fachada, em estilo neogótico, é formada por um arco abatido, sobre a entrada, um conjunto de uma porta central ladeada por duas montras (expositores públicos). Sobre o arco, foi aberta uma janela tripla e por cima desta é de realçar o rendilhado que encima o edifício. Dos lados da janela, sobressaem as figuras pintadas que simbolizam, uma a Arte e a outra a Ciência. O resto da fachada completa-se com ornamentação fitográfica e com o nome da livraria. Por se tratar de um exemplar único do seu estilo, encontra-se classificado como património Nacional.
No interior da Livraria, foi criado um ambiente acolhedor, com uma galeria de acesso à escada ornamental, por entre mesas que servem de expositores de livros. Bancos em madeira revestidos a couro e estantes a toda a altura da sala completam o espaço interior. Os pilares são decorados pelos bustos de homens de letras (Eça de Queirós, Camilo Castelo Branco, Antero de Quental, Tomás Ribeiro, Teófilo Braga e Guerra Junqueiro), cobertos por baldaquinos, rendilhados em estilo gótico.
O tecto, lavrado, é centralizado por um vitral que confere ao ambiente uma luz difusa e aconchegante, onde se pode ler o “L” de Lello e “Decus in Labore”.Este edifício, apesar da sua funcionalidade, trata-se de um ícone da cidade do Porto. Por essa razão a vivencia deste espaço não é somente vivido pelo intelectual que procura um determinado título que lhe falta na sua biblioteca ou pelo estudante que procura um livro que o ajude a formular um trabalho ou até pela avó que quer oferecer um livro de conto ao seu neto, mas além disso, por pessoas que ao passar pela primeira vez pela frente desta livraria, não ficam alheias à sua originalidade e entram para a conhecer, ou por turistas que souberam da sua existência através de um site ou de um folheto turístico. Por este motivo a Livraria Lello tem uma vivência que vai para além do mero comércio de livros, para ter o papel de Galeria de Arte, edifício histórico, local de convívio e de tertúlia.
autor: Raquel Campos

Sem comentários:

Enviar um comentário