sexta-feira, 23 de julho de 2010

Módulo Urbano - MUR


A elaboração deste projecto teve como objectivo principal a criação de um equipamento plurifuncional de carácter urbano, portanto este equipamento deveria dar uma resposta eficaz a uma grande variedade de funções que lhe estão adstritas tal como a venda de bilhetes para espectáculos, posto de informação turística, pequenos espectáculos, eventos, etc.,etc...
Assim para que a resposta pretendida fosse efectiva foram identificadas as seguintes funcionalidades que o equipamento deveria possuir:
• Identificação do equipamento;
• Painel informativo;
• Mapa da cidade;
• Projecções vídeo;
• Palco;
• Área restrita;
• Sanitários públicos.
O local de implantação do equipamento foi definido tendo em conta o espaço urbano onde se interceptam os principais enfiamentos da cidade assim como a configuração da margem ribeirinha, por excelência uma zona de fronteira.
Com esta localização pretende-se que o equipamento tire partido do espaço envolvente explorando os diferentes quadros pictográficos gerados, e criando uma vivência condizente com o programa.


A configuração do equipamento é definida por três corpos que se interceptam segundo a orientação dos eixos da cidade.
Ocupando uma área aproximadamente de 60m2 os corpos em betão armado à vista com a sua forma singular despertam a curiosidade, convidando de forma subtil a sua exploração.
Através das suas três entradas envidraçadas configuram-se três amplas janelas criando uma percepção interior projectada sobre os alinhamentos.
A sala polivalente poderá albergar diferentes eventos como os definidos pelo programa dispondo para tal de uma área de apoio restrita, e sanitários.
Os caminhos de circulação articulados pelos diferentes corpos foram concebidos de forma a propiciar a realização de pequenas exposições.
O átrio principal alberga a recepção e painel informativo interior.
Exteriormente está disponível junto a uma das entradas um painel informativo do tipo digital “touch screen” articulado com os sistema de informação geográfica urbana permite o acesso múltiplos dados.
A identificação do equipamento tira partido do método construtivo pela impressão em negativo da sua designação deixando na superfície do betão um registo de grande dimensão dissimulado na sua textura.

autor: Rogério Soares

1 comentário: