sábado, 25 de junho de 2011

Casa Aires

Alçado Nascente

No seguimento de um pedido formulado por um amigo, que tinha por objectivo a elaboração de um estudo para a alteração de um projecto previamente executado, mas que não satisfazia as exigências formais e funcionais pretendidas, elaboramos (Raquel e Rogério), o estudo do qual de seguida apresentamos maquete virtual.
Alçado Sul (noite)
O resultado deste estudo culminou com a execução de um projecto totalmente novo. Assim, do projecto inicial apenas restaram as condicionantes, na sua maioria “legais”. Fazendo um pequeno aparte, no nosso país, quase que nos obrigam a frequentar um curso de “magia” para as conseguirmos satisfazer. Bem, mas no entanto, esse é que é o desafio, que torna no final a vitória mais saborosa.
Alçado Poente
Uma envolvente descaracterizada reflectindo a sua suburbanidade, uma pré-existência sem grande interesse (a manter), um lote estreito e uma área de implantação reduzida, foram outro género de condicionantes encontradas, mas que foram simultaneamente impulsionadoras e determinantes na génese da solução final.
Alçado Sul
A proposta definida pela sua simplicidade formal dá cumprimento a um programa já bem definido na proposta anterior, introduzindo no entanto adjectivos que lhe proporcionam uma leitura contemporânea, onde a utilização de diferentes materiais, cores e texturas se revelam como importantes elementos de ligação entre o pré existente e o novo.
Alçado Poente (pormenor terraço)
Espaços internos fluidos e de fácil leitura, proporcionam a quem os utiliza a sensação de conforto, controlo e segurança, esta potenciada pela permeabilidade visual com o exterior.

Autor: KoolKase

Sem comentários:

Enviar um comentário