domingo, 5 de setembro de 2010

Habitação Multifamiliar II

Objectivos:
- Desenvolver as capacidades de representação e desenho arquitectónico desenvolvendo um estudo/projecto de um edifício de habitação multifamiliar.
- Desenvolver as tipologias de habitação e a relação dos espaços com o exterior.
- Realizar um peça arquitectónica que possua uma base conceptual consistente, uma análise cuidada do local e da envolvente.
- Desenvolver as capacidades de conceber um edifício considerando as suas componentes construtivas e a diversidade de materiais e técnicas de execução existentes
Caracterização do local:
Após apresentação do programa do trabalho a desenvolver, houve a necessidade de tomar conhecimento do local de implantação da proposta, o tipo de construção existente, os percursos, tanto pedonais como automóveis e as utilizações do espaço.
O local é caracterizado por construções difusas e incaracterísticas sem qualquer planeamento urbanístico. Vários percursos se cruzam numa das extremidades do terreno provocando um ponto de conflito, pois um passadiço em madeira é interrompido pela existência de uma construção, obrigando os transeuntes a circunda-la e por sua vez a atravessar o acesso automóvel aos abrigos pesqueiros. O local é uma zona balnear, sazonal, com infra-estruturas de restauração praticamente desertas devido ao reduzido número de pessoas locais.
O edifício a propor teria assim de assumir um papel dinamizador e de correcção das deficiências encontradas.
O conceito:
Conceber uma proposta espacialmente perfeita, que corrija todos os problemas de movimentação, fundindo os percursos com ela mesma.
Surge assim, um edifício permeável, que se eleva do solo tornando-se leve e evitando desta forma uma interposição entre as pessoas e o infinito do mar, ao mesmo tempo deixa-se penetrar pela continuidade do passadiço existente, compondo com este uma única forma, criando um laço entre os dois elementos, ar e terra.
autor: Raquel Campos

1 comentário: