domingo, 1 de agosto de 2010

Módulo Urbano II (MUR)


Tendo em consideração o programa-base definido para o presente trabalho, em que se propunha a criação de um Edifício com a designação de Módulo Urbano (MUR), a construir numa zona de fronteira, optou-se por implantar este equipamento sob o vão do vértice da muralha quadrangular da cidade, criando desta forma o elo de ligação ao conceito "dentro e fora, aqui e além".


Após alguns estudos formais criam-se dois volumes quase ligados, compondo no seu conjunto um cilindro com o intuito de pontuar a centralidade da cidade. A estreita abertura que os separa ligará, visualmente, o interior e o exterior da muralha apelando dessa forma à atenção do transeunte para o facto de existir um além para lá do edifício.

O MUR, em betão armado, não possuirá na sua fachada quaisquer vãos para além da abertura de separação dos volumes, pelo que o acesso ao seu interior será feito por uma porta dissimulada, assim como as janelas. O corpo maior terá integrado um serviço de informações turísticas e venda de bilhetes de eventos a decorrer na cidade, infra-estruturas para exposições, projecção de vídeos e colóquios, e está dividido em dois pisos. O volume mais pequeno apenas terá as instalações sanitárias.

O edifício terá a sua identificação (MUR) impressa em negativo e as paredes exteriores terão acabamento em betão à vista envernizado à cor natural. Junto à porta e orientada para o exterior, será colocada uma vitrina a toda a altura do pé-direito com informações turísticas e o mapa da cidade.


A definição da forma do MUR caracterizou-se por um processo dinâmico, com avanços e recuos, tendo como tela de fundo a preocupação da sua inserção em local que harmoniosamente a contextualizasse. O dinamismo obtido da conjugação simultânea, da alteração da posição do observador, com a simplicidade das formas do edifício, confere registos formais de cumplicidade entre observador, a obra e a envolvente.
autor: Raquel Campos

2 comentários:

  1. Caros Colegas de profissão, parabéns pelos trabalhos!!! Nos também estudamos Arquitetura em Brasília – Brasil, e gostaríamos de solicitar a vocês uma pequena ajuda, nos estamos efetuando um trabalho de analise gráfica sobre a Casa Steiner – Adolf Loos e notamos que vocês também fizeram um trabalho semelhante seria possível nos enviar por e-mail?

    Ficaremos muito gratos e nos colocamos a disposição se caso venham a precisar de algo também.

    Abraços,

    Juvenal de oliveira

    ResponderEliminar
  2. ha - segue o e-mail

    juvenaldeoliveira@gmail.com

    ResponderEliminar